fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Detalhes dos Testes Rápidos

  1. Testes rápidos são realmente rápidos. Normalmente a fase de análise ocorre em poucos segundos ou minutos. A maioria em até 15 minutos (*1).
  2. Testes rápidos existem há mais de 30 anos.
  3. Aquele teste de glicose, que algum parente ou amigo seu faz frequentemente (ou vc mesmo), com coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, que é colocado numa tira teste e introduzido num pequeno aparelho (*2), é um típico teste rápido, talvez o mais realizado no mundo (!).
  4. O teste de Gravidez, que é um “velho conhecido” das farmácias, é um teste rápido.
  5. Os bilhões de testes realizados na COVID-19, utilizando para coleta de material um cotonete (swab nasal), onde  o resultado era apresentado em poucos minutos  diretamente no cassete (*3), é um teste rápido recomendado pela OMS para triagem populacional.
  6. A maioria dos Testes rápidos utilizam sangue da ponta do dedo ou secreção coletada por cotonete (swab nasal), porém podem ser realizados em outros tipos de materiais biológicos, como urina e fezes.
  7.  Existem mais de 150 tipos de testes rápidos disponíveis no cenário nacional, utilizando cassetes imunocromatograficos ou pequenos equipamentos, normalmente portáteis, com diversos tipos de metodologias para a realização dos testes.
  8. Os testes rápidos realizados em cassetes imunocromatograficos, são do tipo Qualitativo, ou seja, informam se “detectaram” ou “não detectaram” o que esperasse avaliar com o teste. Exemplo de resultado : DETECTADO antígeno para SARS-CoV-2 (COVID-19)
  9. Os testes rápidos realizados com equipamentos, usualmente são do tipo Quantitativo, ou seja, informam valores/qtd/% referentes ao objeto de detecção daquele teste. Exemplo de resultado : Hemoglobina Glicada: 4.54%
  10. Os testes rápidos possuem sensibilidade e especificidade (*4) conforme a metodologia, tipo de teste, fornecedor, etc. Exemplo : Teste de Antígeno para Dengue, usualmente superior a 96% para sensibilidade e 99 % para especificidade (*5)

A ANVISA (*6) permite que no Brasil os testes rápidos sejam realizados em Farmácias, Consultórios, Clínicas, Laboratórios, Hospitais tanto para o setor privado, quanto para o setor público.

Importante destacar que os Testes Rápidos são utilizados com a finalidade de TRIAGEM e não para definição diagnóstica.  “É utilizado na linha do autocuidado e em apoio ao diagnóstico precoce, dando suporte ao sistema de saúde e fornecendo dados quanto ao perfil epidemiológico de doenças para que as autoridades sanitárias elaborem planos para controle da disseminação de doenças” (*7).

Cabe destacar que em pleno Século XXI, ano de 2023, precisamos observar, no mínimo, 3 características FUNDAMENTAIS para operação dos testes rápidos, na parte de tecnologia :

 

  1.  Tecnologia aberta (sem LOCK-IN) permitindo o uso de diversas metodologias, testes e fornecedores. O mercado de POCT, nacional e internacional, está em franca evolução, portanto, tenha a certeza que poderá adotar a solução que convier a sua operação, sem restrições comerciais impositivas, garantindo que possa acompanhar a evolução tecnológica dos testes, dos procedimentos e operação;
  2. Interfaceamento de todos os equipamentos de POCT. Digitar resultados nos equipamentos e nos sistemas, era um procedimento usual em 1980, e não pode ser um “modelo” em 2023. Diminuir falhas, mais agilidade/rapidez, segurança da informação com “DExPARA” entre sistemas e equipamentos é fundamental.
  3. Interoperabilidade do ambiente. Dados existem para serem UTILIZADOS de forma inteligente e sempre a favor do cliente, seguindo as diretrizes da LGPD (observar também GDPR/HIPAA). Sistemas fechados, que não “conversam” com outras soluções, não devem ser considerados jamais como padrão, ainda mais num cenário altamente descentralizado como proposto para os Testes Rápidos.


Estes 3 itens são características fundamentais para qualquer plataforma de operação de Testes Rápidos (aliás para toda a Saúde!).

Algumas facilidades também são ESSENCIAIS para uma adequada plataforma digital de Testes Rápidos.

  • Amostras com identificação do paciente, via código de barras;
  • Controle dos lotes e data de validade dos testes realizadas pelo sistema;
  • Rastreabilidade total das amostras (do atendimento, análise ao resultado);
  • Possibilidade de auditar os resultados fornecidos;
  • DSF/laudos com certificação digital;
  • Garantia da jornada do paciente, em 20 minutos;

Sua plataforma possui estas características e facilidades ?
VEUS QUICK é a nossa resposta para este problema.

Referências/fontes/outros :

Testes rápidos, são definidos pelo Ministério da Saúde, como aqueles que são realizados (tempo de reação/fase analítica) menor que 30 minutos. POCT (Point of care testing) é o nome deste tipo de teste, no cenário internacional. https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/10/testes-rapidos-no-sus-permitem-diagnosticos-em-ate-30-minutos

Existem diversos equipamentos para dosagem de glicemia no sangue, encontrados à venda em farmácias, com resultados na tela do próprio aparelho ou diretamente no seu celular.

Cassete imunocromatografico é uma das metodologias utilizadas para realização de testes rápidos, mundialmente conhecido durante a pandemia da COVID-19.

A sensibilidade é a capacidade de um teste em identificar, dentre as pessoas com suspeita da doença, aquelas realmente doentes.
A especificidade é a capacidade do mesmo teste ser negativo nos indivíduos que não apresentam a doença que está sendo investigada.
https://fleurylab.com.br/discover/especificidade-e-sensibilidade-qual-a-importancia-desses-fatores-no-diagnostico-do-covid-19/
(*5) Bula Teste Rápido para Dengue NS1 – Exemplo : https://grupokovalent.com.br/wp-content/uploads/2023/06/BL0157-REV01-05-2023-K-TESTE-DENGUE-NS1.pdf

 RDC 786/23 – https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-rdc-n-786-de-5-de-maio-de-2023-482394228

FAQ ANVISA – https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/perguntas-e-respostas-rdc-786-23.pdf

Dúvidas? Entre em contato!